Fonoaudiologia
Avalia a audição dos trabalhadores expostos ao ruído no ambiente de trabalho, detectando possíveis alterações auditivas para, a partir daí, adotar medidas que evitem o agravamento dessas alterações e suas conseqüências legais para a empresa. Ela é uma importante ferramenta para o acompanhamento e dimensionamento da agressão causada pelo ruído e continua sendo a melhor forma de diagnóstico, em termos da relação custo, praticidade e benefício. Avalia a voz
dos trabalhadores, promovendo a saúde vocal e prevenindo alterações nessa
área, propiciando melhora e qualidade no atendimento de sua empresa.
O PCA é um programa previsto na NR 9, que objetiva "a preservação da saúde e da integridade dos trabalhadores, através da antecipação, reconhecimento, avaliação e consequente controle da ocorrência de riscos ambientais existentes ou que venha a existir no ambiente do trabalho".
O PCV é um programa previsto no anexo II NR17 que estabelece parâmetros
mínimos para o trabalho em atividades de teleatendimento/telemarketing
nas diversas modalidades desse serviço, de modo a proporcionar o máximo
de conforto, segurança, saúde e desempenho eficiente.
A comunicação é uma ferramenta que as empresas utilizam como instrumento de
trabalho desde uma comunicação interna (entre funcionários), quanto externa
(empresa/cliente).
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